O projeto Medicando Alegria, criado há 2 anos, leva cultura, diversão e entretenimento aos pacientes e seus familiares em atendimento no Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), em Campo Largo.
De acordo com o idealizador do projeto, o artista Toto Lopes, o projeto já atingiu mais de 160 mil pessoas ao longo dos anos, tornando a espera por consultas no ambulatório ou o internamento nos leitos do hospital mais leves, lúdicas e agradáveis.
“São crianças que, muitas vezes, fizeram longas viagens até o hospital para uma consulta ou realizam tratamentos pesados, sem acesso a lazer, cultura e entretenimento. É por isso que fazemos este trabalho, para incluir mais leveza à infância delas”, explica Toto.
O Medicando Alegria apresenta nas manhãs de terças, quartas e quintas-feiras, espetáculos de muita interação e bom humor, com uma pitada de arte circense, música e brincadeiras. Tudo acontece das 8 às 11 horas, nos dias de maior público de consultas e exames.
A lei de incentivo e os patrocínios ajudam a ampliar a atuação do projeto, contratando artistas locais e fomentando a cultura da região. O Medicando Alegria é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cimento Itambé e ON Petro Combustíveis e é uma realização da Toto Artes, Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução e apoio da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas) e HIWM. O grupo utiliza nas apresentações técnicas do teatro, do circo e da música.
Recuperação - A dona de casa Juliana Matos, mãe do Anthony, conta que o Medicando Alegria foi muito importante na recuperação do seu filho durante um internamento. “Ele ficou várias semanas internado aqui e se divertia muito quando eles entravam no quarto dele, ele ficava bem faceiro”, diz. Mãe e filho, agora, viajam mensalmente de Guarapuava para o acompanhamento no HIWM pós-internação. “Eu gosto muito das apresentações deles, passa o tempo das crianças e elas ficam mais alegres, param de chorar um pouco”, conta.
O grande objetivo do Medicando Alegria é contribuir para a humanização do atendimento hospitalar em um dos maiores hospitais da Região Metropolitana de Curitiba. O HIWM faz parte da rede de hospitais administrados pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas) e se tornou referência no atendimento de pacientes pediátricos de alta e média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
O hospital recebe pacientes de todas as cidades do Paraná e, segundo a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde, possui mais de 90 leitos, incluindo enfermaria, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e UTIs Pediátricas.
Assessoria de imprensa:
Taianá Martinez
WhatsApp: (41) 99951-6643
Email: assessoria@medicandoalegria.com
https://www.medicandoalegria.com.br/
Compartilhar Artigo