O grupo Medicando Alegria preparou uma apresentação especial para a semana do Dia das Mães. Inspirados pela história do livro infantil O Macaco Danado, de Julia Donaldson e Axel Scheffler, os atores contam de forma divertida e lúdica a história do macaquinho filhote que se perdeu da mãe na floresta.
As apresentações aconteceram nos dias 07, 08 e 09 de maio, no Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM) onde o Medicando Alegria realiza o trabalho semanal de entreter e divertir os pacientes e suas famílias.
Ao entrar na grande sala de espera da instituição, fica muito evidente a presença majoritária das mães. São elas que acompanham o tratamento de saúde e o desenvolvimento dos filhos, abdicando muitas vezes do trabalho e de outros filhos que ficaram na cidade natal, para cuidar e amar aquele que mais precisa.
Avó é mãe duas vezes - Marineusa Francisca dos Santos Leal veio de Colombo acompanhar o neto, Enzo, que teve dengue hemorrágica em março e agora passa por acompanhamento especializado no HIWM. Ela conta que é nítida a satisfação das mães ao ver as apresentações e as crianças se divertindo.
“Eles são incríveis e fazem alegria das crianças. É um privilégio muito grande do hospital ter eles para animar as crianças, porque muitas das vezes a gente vem desanimada, vem triste. A criança também fica triste. Hoje mesmo o Enzo estava bem tristinho, com febre e tudo. Aí quando meu neto viu eles, já se animou, já veio aqui para fora. É muito lindo o trabalho deles”, conta.
Foi pensando nesta presença tão importante para a formação e recuperação das crianças que o Medicando Alegria preparou a apresentação desta semana, com músicas relacionadas ao tema e menção ao Dia das Mães, celebrado em 2024 no dia 12 de maio. Além disso, há a arte circense, que independentemente do tema, é característica da apresentação do grupo.
O projeto Medicando Alegria é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da Cimentos Itambé e On Petro e é uma realização da Toto Artes, Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução. O grupo utiliza nas apresentações técnicas do teatro, do circo e da música. As brincadeiras contam com muita interação do público, são lúdicas e envolvem pessoas de todas as idades.
O criador do projeto, o artista Toto Lopes, é voluntário há 15 anos no HIWM. A intenção do Medicando Alegria é contribuir para a humanização do atendimento hospitalar.
Hospital - O Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), localizado no município de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, faz parte da rede de hospitais administrados pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas) e se tornou referência no atendimento de pacientes pediátricos de alta e média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
O hospital recebe pacientes de todas as cidades do Paraná e, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), possui mais de 90 leitos, incluindo enfermaria, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e UTIs Pediátricas.
Assessoria de imprensa:
Taianá Martinez
WhatsApp: (41) 99951-6643
Email: assessoria@medicandoalegria.com
https://www.medicandoalegria.com.br/
Compartilhar Artigo